quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Verglas

Segundo o Michaelis, verglas quer dizer "camada fina de gelo que se forma sobre o solo, geada". Cá pra nós, pensei que geada fosse outra coisa. Mesmo que o dicionário tenha razão, eu acho que o "verglas" aqui no Canadá é muuuito mais forte do que a geada lá no Brasil.

O verglas é um fenômeno que acontece quando a chuva cai e a temperatura é menor que zero. Assim que toca no chão, nas árvores, nos carros e sei lá mais onde, a chuva congela. Aí é um tal de gente escorregando na calçada, motorista de espátula na mão pra tirar o gelo do pára-brisas do carro, árvore se dobrando (ou até mesmo se partindo) por causa do peso do gelo, enfim, um inferno em pleno frio de -16ºC.

O verglas é bonito, mas com ele não se brinca. As calçadas ficam mesmo escorregadias, e é preciso ter botas especiais pra enfrentar esse perigo. Hoje eu levei minha primeira queda na rua, mas não foi exatamente culpa do verglas; eu escorreguei num montinho de neve mesmo. E a neve era tanta que eu consegui me segurar e não cheguei a cair. Foi muita sorte. Se fosse numa calçada "enverglassada"eu poderia ter me esborrachado.

Tirei umas fotos pra registrar o meu primeiro verglas. Dá uma olhada:
Verglas

-20ºC

(com sensação de -30)

Confesso que tomei o maior susto quando acordei na manhã da segunda-feira, dia 8. O vidro da janela parecia estar rachado, mas eram apenas pequenos riscos de gelo que tinham se formado. Ainda bem. Depois, outro susto: ao olhar para o rio Saint-Laurent, o que eu vi foi um monte de fumaça branca saindo das águas, um verdadeiro nevoeiro. Estranho, muito estranho.

Corri pra ligar a TV no canal do Tempo. A previsão era de -16ºC, mas fazia -20! Incroyable! Mas frio não é desculpa pra não sair de casa (pelo menos não no Quebec) e lá fui eu enfrentar o medonho. Um metro fora de casa e já deu pra sentir que não era brincadeira. -20 com sensação de -30! Não dá pra descrever direito o que é isso, só sentindo na pele. Se bem que eu não senti nada, pois estava todo dormente. ;)

Brincadeira. Mas -20ºC não é tão ruim quanto eu pensava que fosse. Tenho um casaco não muito sofisticado, que custou apenas 35 dólares, e ele me serviu direitinho. Não senti absolutamente frio nenhum. Pra não dizer frio nenhum, senti um pouco nos pés (ainda não comprei minhas botas de inverno) e um pouco no rosto, mas só quando o vento batia de frente. Em resumo: mesmo sem estar vestindo o que o "manual do novato" manda vestir, não tive muito problema com o dia mais frio que já vivi até hoje. Pensei que ia ser o fim do mundo, mas não vi muita diferença entre -20 e -5, por exemplo.

Não sei se a sensação de frio pode ser maior do que essa, mas espero não ter que encarar temperaturas menores. ;)

À bientôt!

domingo, 7 de dezembro de 2008

Sobrevivi mais uma vez

Mesmo distante, não dá pra esquecer o meu querido Náutico. Hoje à tarde o Timbu jogou seu destino contra o Santos, na Vila Belmiro. Precisava ganhar pelo menos um pontinho pra se manter na Primeira Divisão em 2009. E aconteceu o que era de se esperar: tensão do começo ao fim.

Não havia nenhum site transmitindo as imagens. Tive que me contentar com o som. Sem Lexotan, sem ninguém do lado pra dividir o sofrimento, só me restava olhar pela janela e ver a neve cair. Lá fora, -4ºC; aqui dentro, um calor arretado!

Foram 90 minutos de aperreio. O Santos bombardeando, nosso goleiro fazendo milagres e o tempo sem querer passar. Quando todos os outros jogos já haviam terminado, o juiz cismou de dar 5 minutos de acréscimo. Os 5 minutos mais demorados dos últimos tempos. Mas o time conseguiu segurar o empate, para alívio geral da Nauticanadá.

Anteontem eu sobrevivi ao maior frio que já tinha enfrentado na vida. Hoje sobrevivi ao jogo mais nervoso do ano. Amanhã vai fazer mais frio ainda: -18ºC, com sensação de -29! Vai ser difícil, mas pra quem torce pelo Náutico isso não é nada. ;)

Se quiser ver como foi o sofrimento, clique aqui.

À bientôt!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Sobrevivi!

Queixo dormente, mãos quase congeladas. Sobrevivi, mas entendi o significado da tal "sensação de -15ºC": é muito simples, é como se a gente estivesse dentro de um freezer. ;)

Mas é verdade o que me disseram: o frio em si não é problema, basta estar bem protegido. O que eu preciso é comprar boas luvas e um acessório qualquer pra proteger o queixo. Aí (acho) vou estar preparado para o inverno canadense.

Além de driblar o frio e aproveitar o passeio na cidade de Quebec, ainda pude ajudar um sujeito que estava perdido, procurando o caminho para a estação rodoviária. "É bem ali, rapaz. Não tá vendo não?"

À bientôt!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

-9ºC

A manhã dessa sexta-feira vai ficar na história. Pelo menos na minha história. O site Meteomedia avisa que vai fazer um solzão, mas a temperatura vai chegar a -9ºC. E não é só isso não. É -9 Com sensação de -15!

Fico aqui imaginando como será a sensação de -15. Será que a gente consegue andar? Pensar? Respirar? Brincadeira, claro. Se a gente estiver bem agasalhado o frio não incomoda. Mas pra quem é "novato" em matéria de inverno canadense, o problema é justamente saber se agasalhar.

A menor temperatura que já alcancei foi -6, há quinze dias, enquanto assistia a um desfile de Natal no centro de Montreal. Eu estava com três calças, duas camisas e mais o casaco. O frio no rosto era suportável, mas minhas mãos quase congelaram: é que eu passei uns dez minutos sem luvas, enquanto tirava umas fotos. Era como se eu tivesse colocado minhas mãos dentro de um freezer! Corri para o banheiro mais próximo, abri a torneira de água quente e deixei minhas mãos uns 30 segundos ali, para que elas voltassem ao normal.

Amanhã vai fazer -9. Com sensação de -15.

Tô me sentindo como um pingüim.

E o inverno nem começou ainda!

Les Étoiles Filantes

Tá a fim de conhecer uma música legal? Lá vai uma sugestão: Les Étoiles Filantes, do grupo Cowboys Fringants. É a cara de Montreal.

Pra acompanhar a letra, clique aqui.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

24 horas, 7.097 km e três farmácias

Li hoje, no 24 horas (http://montreal.24heures.ca) que Montreal tem apenas uma farmácia aberta 24 horas por dia. Incroyable! Unbelievable! Recife, que não é de primeiro mundo nem nada, tem uma tuia. Tá bem, vá lá que seja... não é uma tuia, mas eu tenho certeza de que não é uma só. Se nada mudou desde que viajei, me lembro que tem uma na avenida Caxangá, duas bem perto do clube Português e outra nos Quatro Cantos. Quatro farmácias abertas 24 horas. E sem precisar pensar muito.

7.097 quilômetros separam Montreal do Recife. 7.097 quilômetros e pelo menos três farmácias. ;)

C'est la vie, mes amis! C'est la vie...