quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Uma delícia "fabriqué au Québec"

O sabor é parecido com o do nosso pirulito de tabuleiro (*), sendo que muito mais suave e levemente "amadeirado". O tire (ou taffy, como é mais conhecido fora do Quebec) é uma delícia: provou, gostou. E não é só o tire, não. O sirop d'érable (ou maple syrup) que é a matéria-prima do tire, é fantasticamente gostoso. Tem que ter cuidado, senão vicia.

Eu e Keilla ficamos viciados no tire e no xarope de maple. Todo dia tinha que ter um ou outro. Compramos até - acredite! - uma lata de feijão com xarope de maple. E sabe que, apesar de parecer estranho, até que não era ruim? Era só um pouco enjoado. ;)

A nossa festa, no entanto, foi numa érablière (ou
cabane à sucre ou sugar shack, fique à vontade pra escolher) chamada Le Chemin du Roy. Lá, fizemos a festa: panquecas com sirop d'érable, tire, presunto defumado com sirop d'érable, tire, depois mais tire e pra terminar... leite com sirop d'érable, para espanto da moça que nos servia. Só não tomamos o xarope na veia. Ainda bem que não somos diabéticos. :)

Claro que não poderíamos voltar ao Brasil sem trazer na bagagem uma "pequena" amostra do fabuloso xarope canadense: compramos nada menos do que doze latas de 500 ml. Seis litros de sirop d'érable pra saborear no Brasil! Que maravilha!

Mas sabe como é... tudo o que é doce enjoa, não é mesmo? Hoje eu não quero mais saber do tal xarope. Enjoei. Tenho saudades do tire, que não posso fazer no calor do Recife. Eu que não vou comprar uma barra de gelo, fabricar neve, ferver o xarope e colocar em cima pra fazer tire. Ainda não enlouqueci. Prefiro esperar para o dia em que retornarmos ao Quebec.

À bientôt!

(*) Quem não teve o prazer de conhecer os tais pirulitos de tabuleiro, que existem (ou existiram) pelo Brasil afora, pode vê-los nos sites www.rainhasdolar.com ou www.brazilindavis.org

2 comentários:

Izapontes disse...

Preferi fazer um comentário no blog ao invés de responder ao email;) pelo "contador" do blog vi que faltam 30 dias para a partida de vocês né?! vou acompanhar o blog e sempre que puder deixo um recado. Desejo toda sorte do mundo pra vocês. Um abraço!

Izabelly

Valdir Jorge disse...

É, os produtos de érable são realmente uma delícia! Hmmm... :-)