sábado, 12 de junho de 2010

O passarinho dos ovos azuis

Parecem maiores, mas são do tamanho de ovos de codorna
Mais um espetáculo da natureza bem aqui na porta de casa. Dessa vez, a surpresa foi um ninho de melro (ou tordo) construído num pequeno pinheiro a uns oito metros da nossa varanda.

A mamãe-tordo (turdus-migratorius) em alerta
Eu bem que tinha visto, na semana passada, a mamãe-tordo começar a construir o ninho. Mas não imaginei que ela fosse tão rápida.

Na última quarta-feira eu estava jogando futebol com Eduardo quando percebi um passarinho pra lá de agitado. Voava pra lá, voava pra cá, ficava nos observando do alto do edifício, até que começou a voar de uma árvore pra outra, bem perto da gente. Lembrei imediatamente do que tinha visto e fui lá conferir. Lá estava o ninho, perfeito, no melhor lugar que a mamãe-melro poderia encontrar. Claro que eu não poderia deixar de passar uma chance dessas: corri pra dentro de casa e peguei a máquina para registrar o momento.

Ao me ver bem perto do ninho, dona Melra ficou desconfiada e pousou no topo da árvore mais próxima, de onde ficou a nos espiar. Aí eu percebi que estava já incomodando demais e me afastei. Em segundos ela estava lá, sentada, chocando os futuros melrinhos.

Acho que estou ficando mal acostumado com essas maravilhas da natureza. Pra quem sempre morou na selva de pedra, conviver com essas coisas é de fazer cair o queixo.

No fim do inverno eu vi um pica-pau. Agora um socó e um melro. Só falta me aparecer um dodó aqui no jardim. Do jeito que vai, não duvido nada.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal ele é a única espécie que possui os ovos azuis?