sábado, 5 de junho de 2010

Um socó no meu jardim

Nycticorax nycticorax, o socó-dorminhoco
Veja só que coisa... Eu, que nunca tinha visto um socó quando morava no Brasil, vim ver um a dez metros da porta da minha varanda aqui em Chambly.

Eu nem sabia que existia socó no Canadá. Pensei que era dessas aves que só vivem em países tropicais. Mas tem socó por aqui, e um deles veio nos visitar ontem à tarde. Passou uma meia hora estático no alto da mais alta árvore do pátio, tempo suficiente pra tirar uma boa foto.

Pra identificar o bicho, claro, precisei de ajuda. Mandei um e-mail com a foto para o site do Regroupement Québec Oiseaux e eles responderam em menos de 30 minutos. "Il s'agit d'un Bihoreau gris", disseram eles. E lá fui eu procurar na Wikipedia o que danado era um Bihoureau Gris. Para minha surpresa, era um socó! Mais precisamente um socó-dorminhoco, que também é conhecido como garça-dorminhoca. Garça? Outra surpresa. Mas é isso que está escrito lá.

Além desses dois nomes, o cinzentinho simpático também é chamado de goraz, savacu, arapapá-de-bico-comprido, dorme-dorme, dorminhoco, garça-cinzenta, guacuru, sabacu, savacu-de-coroa, socó, taiaçu, tajacu, taquari e taquiri. É muito nome pra uma avezinha de pouco mais de 40 centímetros. E cada um tão feio que chega a ser uma injustiça com ele.

Pra comemorar a descoberta, nada melhor do que o Carimbó do Socó, do mestre Pinduca. É só clicar e escutar. Mas escute baixinho, pra não acordar o dorminhoco. ;)


Um comentário:

Toddy disse...

Muito fofo esse passarinho. :) Mas não parece nenhum pouco com qualquer garça que eu já tenha visto.