Estivemos pela primeira vez em Montreal em 2004. Chegamos na noite do dia 1º de abril, o dia da mentira. E quase não acreditamos no que dizia o termômetro: 3ºC. Só podia ser brincadeira. A sensação era de -30!
Ficamos no Auberge de Jeunesse, (1030, rue Mackay, H3G 2H1) pertinho da estação de metrô Lucien-L'allier. Um albergue muito bom e bem localizado. Melhor do que ele só o de Quebec, que era quase perfeito.
Curiosamente, não gostei muito de Montreal quando estive lá. Digo curiosamente porque depois ela viria a ser a cidade escolhida por nós para viver. Talvez eu não tenha gostado muito porque não senti nas ruas o mesmo clima amigável de Toronto, que me deixou impressionado. E nem o mesmo céu azul. Nos cinco dias que passamos em Montreal, o céu esteve quase sempre cinzento. Também não gostei de encontrar tanta gente fumando nos bares por onde andamos. Pensamos que todo o Canadá era como Toronto, onde o fumo era de fato proibido em lugares fechados. Se isso era ser mais "europeu", eu começava a gostar mais do "american way".
Nos dois últimos dias, porém, minha primeira impressão da cidade mudou para melhor, muito melhor. Primeiro porque o nosso desejo de ver nevar pela primeira vez foi atendido; depois, como se isso não bastasse, fez um sol tão bonito que não dá pra descrever. O que marcou definitivamente a nossa passagem pela cidade foi podermos curtir toda aquela neve maravilhosa sob um céu espetacularmente limpo. O azul e o branco se juntaram num contraste tão bonito que mais parecia a bandeira do Quebec. Uma bandeira que parecia dizer "à bientôt!"
Um comentário:
Olá Felipe e Keilla!
Que legal! Vocês ficaram bem pertinho de onde trabalho (a Concordia, a universidade onde trabalho, fica bem na estação Guy do metrô).
Postar um comentário