Dia 2 fui ao site da Bell e tentei me informar sobre o status de meu pedido. Impossível. Segundo o cara que falou comigo pelo chat, meu pedido era pra utilizar uma tal de “dry loop” (um tipo de linha fantasma, que não serve pra falar, apenas pra usar com a internet) e nesses casos o atendimento tinha que ser por telefone mesmo. Pela internet não podia. Depois descobri que era porque eu deveria tratar com a Sympatico, uma empresa que a Bell “incorpora” na hora de vender, mas não na de resolver problemas.
Lá vou eu ligar para a Bell. O primeiro que me atendeu disse que não havia nenhum pedido com aquele número. O segundo - já em inglês, pois eu tinha desistido de tentar entender o francês dos atendentes - disse a mesma coisa. Então eu disse que tudo bem, já que não tinha nada em meu nome, eu iria contratar a internet da Videotron. Não podia era ficar esperando por uma coisa que não viria.
Desci pra ir a uma loja da Videotron e encontrei na minha caixa postal um aviso pra ir buscar uma encomenda no Correio. Era o modem. Voltei pra casa, instalei, pluguei e... nada. Liguei pra lá - dessa vez com minha “ID” - e finalmente fui identificado pelo sistema. Quase comemorei, mas a pessoa que me atendeu disse que aguardasse mais um dia para que a tal “dry loop” fosse configurada para o meu apartamento.
Sexta-feira, dia 4. Internet sem funcionar. Telefono de novo pra Bell. Nada. Depois de meia hora de conversa eles “descobrem” que o problema não é na minha casa. “Nós vamos mandar um técnico para ver o problema, senhor”. Quando? Só na segunda-feira. Foi aí que me lembrei dos fantasmas, das almas penadas, dos monstros e dos pesadelos eternos da Cabo Mais e Telemar (ou Oi Fixo, ou que diabo de nome tenha aquela peste hoje). Era tudo igual, só mudava o idioma. Acho que todas elas devem ter uma certificação IDTC - Incompetência e Descaso Total com o Consumidor. Algo como um padrão internacional secreto, pelo qual elas brigam e se orgulham em manter ao longo dos anos.
Segunda-feira, dia 7. A internet, claro, sem funcionar. Ligo para a Bell e pergunto pelo sujeito que iriam mandar. Um momento. Vamos verificar. O problema não é no seu apartamento. Vou passar para o nível 2 do suporte (só pode ser piada). Senhor, há um problema na rede externa. Mas em no máximo três dias será resolvido. Três dias é o prazo máximo, o problema pode ser resolvido em dez minutos. O que o senhor faz? Espera. Mas pode plugar o modem e deixá-lo ligado. Assim, quando a luz da internet acender, o senhor saberá que já pode utilizar nossos serviços. Piada nível 2, claro. Não pode ser outra coisa. Não mandei o sujeito para a !@#$!$ porque não sou canadense. Mas que tive vontade, tive. Ah, bando de felas!
Quarta-feira, dia 9. A história se repete. Meia hora no telefone para ser transferido para o nível 2 do suporte, para ouvir de novo do @#%!#$ do atendente que o problema não era no meu apartamento. E que mandaria um “técnico” amanhã para verificar o que estava havendo. Dez dias esperando para ter internet em casa. Sem poder fazer nada. Só não disse um “fu** you” porque tive medo de ser processado. Afinal, aqui não é o Brasil. Não nesse aspecto. Já na impunidade das empresas...
Dia 10, das 13 às 17 horas. Esperei até as 18 horas e nada. Saí de casa. Às 20h30 liga alguém que se apresenta como técnico da Bell. “Estou na sua casa”. E eu respondi “Mas eu não estou. São oito e meia, esperei até as seis”. Segurei minha irritação e consegui combinar com ele para a tarde do dia seguinte.
O sujeito chegou aqui às 15h. Sem a mínima questão de ser Sympatico ele tenta por uma hora e não consegue colocar a internet pra funcionar. Pede a ajuda do serviço do condomínio para ter acesso à caixa dos telefones, no térreo do edifício. Recebe como resposta um aviso de que terá que esperar em torno de meia hora. Olha pra minha cara e diz que só pode esperar quinze minutos. Se demorar mais do que isso, ele vai embora e eu vou ter que agendar novo “rendez-vous” (já tô cheio com essa história de rendez-vous pra tudo). Eu disse a ele que estava esperando há onze dias, ontem tinha esperado a tarde toda, e se ele não poderia esperar os trinta minutos pelo rapaz do condomínio. Ele disse que não. Eu e o condomínio temos que estar disponíveis na hora em que a Bell quiser, mas ele não pode esperar meia hora? É isso mesmo. Passados quinze minutos, ele liga de lá do térreo e avisa que vai embora. Eu digo o porteiro eletrônico está sem funcionar, que há uma bagunça na minha sala, tomada aberta, fios e pedaços de plástico pelo chão, e que ele não pode deixar assim. Aqui tem um bebê.

Na mesma tarde fui a uma loja da Bell pra devolver o modem. Não aceitaram. Eu tinha que tratar disso por telefone. Inacreditável. Na segunda-feira eu telefonei e cancelei tudo. E eles nem se preocuparam em saber o porquê. Devolvi o modem pelo correio (pagando do meu bolso, porque não tinha um tal formulário para devolução gratuita em mãos e não queria ter que falar com eles novamente) e em seguida fui a uma loja da Videotron. No dia seguinte, menos de 24 horas depois, já tinha internet e TV a cabo em casa. Se eu soubesse disso antes...
A Bell é a réplica perfeita da Telemar e da Cabo Mais. Unbelievable! Incroyable! E eu que achava que ia me ver livre desse tipo de empresa, desse tipo de tratamento absurdo que eu pensei que só existia no Brasil. Que inocência a minha!
8 comentários:
Essa empresa, "Hell", é americana, né?
Sei não. Parece que é. ;)
Depois dessa vou ser mais tolerante com o 3G banda larga da Claro. Sim, há coisas piores !
Filipinho,
pelo menos a outra resolveu teu problema. Aqui todas são iguais! Tanto faz a Oi, Claro, Tim tudo umas bostas!!!!
É verdade, Robertson. Não tinha pensado nisso. Aí ninguém resolve. :)
Poxa! Achei que estas situações eram um privilégio nosso, aqui no Brasil. Obrigada pela dica, nunca vou ligar e nem passar na frente da "Hell".
Até mais!
Alice
Rapaz, eu só fico imaginando você se controlando para não estourar com todo mundo. Sobrou para algum objeto? :)
Ótima sua iniciativa de criar esse blog e dividir isso conosco. É "Hell" mesmo. S todos formos intolerantes com esse tipo de empresa, isso acaba um dia, afinal é nosso dinheiro nao é? No dia que for um favor, quem sabe eu fique calado e conformado?
Valeu.
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