terça-feira, 18 de novembro de 2008

Consumidor aqui tem que prestar atenção

Parece mentira, mas não é. Soube hoje que aqui no Quebec não é obrigatório informar a data de validade nos rótulos dos alimentos. Informa quem quer. Como não é obrigatório, não existe fiscalização. Aí já viu, né? Vez por outra a gente encontra produto "vencido" à venda nos supermercados. Tudo bem que não é tão comum, mas mesmo assim. Produto fora do prazo de validade... convenhamos... é um absurdo. Principalmente num país dito de primeiro mundo.

E tem mais: alguns dos produtos que trazem a data de validade fazem questão de complicar a danada. Em vez de um simples 18/11/2008 (ou 11/18/2008, vá lá que seja) o que a gente encontra é um amontoado de caracteres que só depois de meia hora a gente vai entender. Misturam data, hora, minuto e segundo com número de lote e não-sei-mais-o-quê, só pra confundir.

Pra quem acha que nada no Brasil presta, que nós somos os mais atrasados, que tudo no primeiro mundo é melhor: vá alguém vender produto vencido pra ver o que acontece. O Código de Defesa do Consumidor, pelo menos, funciona.

4 comentários:

Giovanni Gouveia disse...

É que eles são descendentes de franceses, se estiver estragado vira roquefort :D

commowy

Chef disse...

Hehehe... e não é que tu tem razão?

Toddy disse...

Mas pelo menos o supermercado troca o produto se estiver estragado?

Chef disse...

Eu não faço nem idéia. Talvez sim. Espero não precisar fazer isso. Difícil é voltar a fazer uma coisa que eu tinha deixado de fazer há muito tempo: ficar olhando a data de validade dos alimentos que eu compro.