sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Chá de bússola neles!

(Ou... A STM e seus motoristas desorientados)

Se há uma coisa que me aborrece em Montreal, essa coisa é a STM. A "Societé de Transport de Montréal" é a empresa responsável pelo transporte público da cidade — ônibus, metrô e trem. De trem nunca andei, do metrô não tenho muito o que reclamar, mas dos ônibus...

Poderia escrever durante horas pra reclamar da STM. Estou sempre com vontade, assunto não me faltaria, mas só de pensar me dá preguiça. Ônibus atrasados, ônibus que queimam o horário, ônibus que passam lotados e não param... mas deixa pra lá. Hoje eu vou falar é dos motoristas desorientados.

Sexta-feira, dia 7 de novembro, por volta das 16h45. Tínhamos saído da garderie e íamos pra casa. Pegamos o 168, como de costume, na parada em frente ao IGA. Logo no primeiro cruzamento, um desvio: a rua Berlioz estava em obras. As obras começaram há dois dias, então era de se esperar que todos os motoristas já soubessem disso. Mas com a STM tudo é possível, e o motorista do ônibus em que eu estava não sabia.

Chegando ao cruzamento ele parou e ficou ali, perplexo, por alguns segundos. Em seguida olhou pra mim com uma cara de desesperado e, enquanto apontava com as duas mãos para a placa "Detour", balbuciou alguma coisa que eu não entendi. "Pardon?", eu disse. E ele perguntou: "pra onde eu vou agora? Direita ou esquerda?" Quase que eu dizia pra ele largar o ônibus ali mesmo e correr pra sede da STM pra perguntar. Também tive vontade de dizer que eles, québecoises, estiveram diante do mesmo dilema há alguns dias mas escolheram errado: a direita, releegendo Stephen Harper. Mas eu achei melhor não complicar muito e apenas ensinar o caminho ao coitado: "à esquerda, à direita e mais adiante à direita de novo. Pronto. Você vai chegar à rua Berlioz novamente". Ainda com cara de cachorro que cai do caminhão da mudança, o sujeito agradeceu: "Merci, monsieur!" De rien, meu velho. E fomos pra casa. Incroyable! Unbelievable! Eu ensinando a um motorista québecois o caminho que ele deveria seguir.

Pensa que foi só esse caso de motorista desorientado? Não. Outra vez, lá no centro de Montreal, a motorista do 168 pegou o caminho errado e em vez de ir para nosso bairro foi bater no Velho Porto. Foi preciso um passageiro ensinar a ela o caminho. Também já aconteceu de outro motorista ser surpreendido, numa manhã de sábado, por um desvio que nos fez andar 5 km a mais do que o previsto. Conheci metade de Montreal naquele dia. Mas eu só queria mesmo era chegar ao centro da cidade em 20 minutos, como sempre. Levei 40.

Talvez as obras de rua não sejam informadas à STM. Se forem, a danada não informa aos motoristas. A culpa eu não sei de quem é, mas quem paga o pato somos nós. Isso numa cidade de primeiro mundo! É chato, mas eu tenho que repetir: incroyable! Unbelievable! Mas é assim. Acredite.

À bientôt!

5 comentários:

Toddy disse...

Ele precisa de um xarope de érable com extrato de GPS.

Chef disse...

Hehehe... ou um chazinho de bússola.

Tisane de boussole. Ça va marcher! :)

Giovanni Gouveia disse...

Pensava que isso só acontecia com o CDU...

mitabul

Chef disse...

Tás vendo tu? E a turma ainda fala mal da EMTU e dos ônibus do Recife. :P

Giovanni Gouveia disse...

EMTU agora é "Consórcio Metropolitano do Recife", meu xará tá por lá...

bousle