quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Verglas

Segundo o Michaelis, verglas quer dizer "camada fina de gelo que se forma sobre o solo, geada". Cá pra nós, pensei que geada fosse outra coisa. Mesmo que o dicionário tenha razão, eu acho que o "verglas" aqui no Canadá é muuuito mais forte do que a geada lá no Brasil.

O verglas é um fenômeno que acontece quando a chuva cai e a temperatura é menor que zero. Assim que toca no chão, nas árvores, nos carros e sei lá mais onde, a chuva congela. Aí é um tal de gente escorregando na calçada, motorista de espátula na mão pra tirar o gelo do pára-brisas do carro, árvore se dobrando (ou até mesmo se partindo) por causa do peso do gelo, enfim, um inferno em pleno frio de -16ºC.

O verglas é bonito, mas com ele não se brinca. As calçadas ficam mesmo escorregadias, e é preciso ter botas especiais pra enfrentar esse perigo. Hoje eu levei minha primeira queda na rua, mas não foi exatamente culpa do verglas; eu escorreguei num montinho de neve mesmo. E a neve era tanta que eu consegui me segurar e não cheguei a cair. Foi muita sorte. Se fosse numa calçada "enverglassada"eu poderia ter me esborrachado.

Tirei umas fotos pra registrar o meu primeiro verglas. Dá uma olhada:
Verglas

3 comentários:

Alice, Paulo e Lucas disse...

Oi Felipe...Cuidado prá não se quebrar todo pelas ruas congeladas...rsrsrs. Pois é...em relação às dúvidas...cada vez estou mais certa que elas sempre existirão! RECEBEMOS NOSSO CSQ NA ÚLTIMA QUARTA (10/12)! Daqui a + ou - 6 meses estaremos por aí. Vamos postar todos ou detalhes...
Até mais...
Alice

Alice, Paulo e Lucas disse...

Oi Pernambucanadeses,
Passamos aqui para desejar Feliz 2009 e que este novo ano venha para consolidar suas escolhas.
2009 Abraços...
Alice, Paulo e Lucas

Leila Miccolis disse...

ADOREI, diverti-me muito com a sua tragédia do frio... - isto é que eu chamo de "pimenta nos olhos dos outros é refresco" (ou melhor, é picolé...). Já linkei seu blog no meu e vou responder ao teu e-mail já já. Beijo amigo, Leila