quarta-feira, 11 de março de 2009

Cuidado com o falso xarope

Há dias que eu só escrevo sobre cuidados e perigos, mas eu garanto que não é de propósito. É pura coincidência. Vou sabendo de algumas coisas, vou tendo vontade de escrever sobre elas, e aproveito pra fazer isso rapidamente enquanto a vontade não passa. Se eu demoro, termino deixando pra lá. E o blog que era pra ser devezenquandal passa a ser umaveznavidal. Mas vamos lá.

A bronca de hoje é com o falso xarope de maple (perdão, sirop d'érable) que apareceu nas prateleiras dos supermercados. E eu - consumidor supostamente atento - quase ia caindo na besteira de comprar uma latinha na semana passada. Tava tão baratinho... só 3,99! Ainda bem que deixei pra lá, pensando na queda dos preços com a chegada da primavera. Foi a sorte.

Ontem eu li no portal Canoë uma reportagem (clique aqui para ler) sobre esse falso xarope, que de maple não tem nada. Ou melhor, tem 5%. O resto é xarope de arroz e xarope de caldo de cana. Que enrolação!

Pois é, gente querendo enganar você não existe só no Brasil não. Aqui também tem. E é aquela enganação sutil, que quando questionada vai ser respondida na maior cara-de-pau: "Se a gente induziu a um erro, a gente pede desculpas. Não era nosso objetivo". Não era? Como não era, se as latas do falso xarope são quase iguais às do original, vendido pela mesma empresa? Veja aí do lado e tire suas conclusões.

Isso me lembrou uma época em que a SBT Discos, do Brasil, costumava lançar coletâneas de sucessos regravados por ilustres desconhecidos, ruinzinhos de dar dó. Mas pra vender como se fossem as músicas originais ela sapecava na embalagem um discreto "regravações dos originais". Lido de repente, o que se entendia? "gravações originais", claro.

Na página da reportagem links para dois vídeos. Se você leu ligeiro e não percebeu, é sinal de que você precisa - como eu - prestar mais atenção nas coisas. ;)

Aqui vão os links:

Reportagem principal (com depoimento do representante do fabricante)
http://lcn.canoe.ca/cgi-bin/player/video.cgi?file=/lcn/actualite/regional/20090310_ps.wmv

Video com o depoimento do presidente da Associação dos produtores de xarope
http://lcn.canoe.ca/cgi-bin/player/video.cgi?file=/lcn/actualite/national/20090310_sirop.wmv

Pra terminar, é justo acrescentar uma informação: parece que o tal Sirop Certifié Biologique é até bonzinho, pois recebeu um prêmio na Europa pelo seu sabor. Talvez nem precisasse enganar, não era mesmo?

Que xaropada!

2 comentários:

Natália disse...

Felipe, vc é SEMPRE muito divertido! Adoro ler esse blog!

Beijos para Keila e Eduardinho!

Giovanni Gouveia disse...

Num é que eu vi dois pets de maple hiper de B.V....
Não comprei por dois motivos:
1- Tava com a tampa lascada;
2- Com o preço proposto dava pra me lambuzar com muuuuuuuuiiiiiiiiiiiiitoooo mel de engenho.

dingsh